Drones passarão a ser utilizados no mapeamento e monitoramento dos criadouros do Aedes aegypti em Uberlândia. A ação “Movimento Dengue Não!”, realizada pela Prefeitura e militares do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado, pretende ampliar a capacidade de detecção e eliminação de focos do mosquito.
Os equipamentos serão manuseados pelos agentes do Programa Municipal de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes, órgão vinculada à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde.
Na etapa atual de ações para combater o mosquito, os esforços se concentram em locais com maior número de notificações da doença. O Bairro Tocantins foi o primeiro a ser mapeado na última quinta-feira (15). As imagens obtidas vão guiar o cronograma de trabalhos dos agentes de endemias.
Em outra frente, a Prefeitura ampliou o número de salas de hidratação. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde passa a disponibilizar um espaço extra de suporte a pacientes em tratamento da dengue em oito unidades de saúde: UBS Tocantins e UBSF Luizote e as UAIs Roosevelt, São Jorge, Pampulha, Tibery, Morumbi e Planalto.
Fonte:https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2024/02/18/drones-sao-utilizados-no-mapeamento-de-criadouros-do-aedes-aegypti-em-uberlandia.ghtml