Dona da grife PatBO, Patrícia Bonaldi apresenta linha de outono no sábado (10), segundo dia do evento. Peças que ressaltam a tradição das bordadeiras de Minas Gerais já foram look da diva pop em duas apresentações.
A estilista brasileira Patrícia Bonaldi, que já vestiu a superstar Beyoncé duas vezes – incluindo na aparição relâmpago em Salvador (BA) para divulgar Renaissance Tour – será a única brasileira a mostrar sua coleção no calendário oficial da New York Fashion Week, que começa nesta sexta-feira (9) nos Estados Unidos.
Estreando a nova linha de outono, a marca brasileira PatBO, que nasceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, se apresentará na semana de moda no dia 10 de fevereiro.
“Quanto mais se fala de Brasil e de brasileiros lá fora, melhor. Isso não é bom só para mim. Eu fico feliz de representar e abrir caminhos”, disse a diretora criativa que estará pela sétima vez no em um dos maiores eventos de moda do mundo.
No último desfile em Nova Iorque, em setembro de 2023, Patrícia Bonaldi apresentou a coleção de primavera/verão inspirada no tropicalismo dos anos 1970.
Conhecidos pelo bordado manual brasileiro, os designs da grife evidenciam a tradição das bordadeiras de Minas Gerais. “É ser local, para ser global”, costuma dizer a estilista sobre a característica que define a PatBO desde o início.
“É a nossa história sendo contada de um jeito lindo, internacionalmente e com muita brasilidade”.
Os preparativos para o desfile
A nova coleção de outono de Patrícia Bonaldi é uma história que fala sobre mulheres. Com menos cores, a produção é minimalista, porém nada simples.
Ao falar sobre a representatividade da mulher brasileira no exterior, a criadora da PatBO afirmou que é mais uma entre as várias representando o Brasil no mundo.
“A mulher brasileira é muito diversa, a gente tem várias mulheres que representam o Brasil em áreas muito diferentes. Anitta representa mulheres. Eu acho que eu faço a minha parte, representando pessoas que se identificam comigo”.
De Uberlândia para o mundo
Criada em 2012 em Uberlândia, a grife conquistou países na América do Norte, Europa e Oriente Médio.Para a criadora, não é apenas um fator que fez a marca se tornar internacionalmente conhecida, mas principalmente a identidade forte das produções que exaltam a feminilidade, o bordado e a moda maximalista. Bonaldi acredita que esse conjunto é o que difere a sua marca em um mercado tão competitivo.“Uberlândia é a minha casa, e mais do que isso é a casa da PatBO, é onde ela nasceu e onde ela cresce”.
Beyoncé vestindo PatBO
A cantora Beyoncé usou um look da PatBO pela primeira vez em um show em Vancouver, no Canadá, em setembro de 2023. Segundo a estilista, a peça foi feita sob medida especialmente com o estilo da turnê mundial da superstar.Em dezembro do mesmo ano, a cantora surpreendeu os fãs brasileiros ao fazer uma viagem a Salvador. Na ocasião, Beyoncé desceu do avião particular usando um look da grife brasileira pela segunda vez.
De acordo com Patrícia Bonaldi, a stylish — profissional responsável por ajudar os clientes a decidir sobre estilos de roupa — da cantora entrou em contato com a assessoria da PatBO para pedir as peças feitas sob medida. “Você não chega na Beyoncé, ela que chega até você”, brincou a estilista.
“Depois eu descobri que ela já tinha várias looks da PatBO. Quando a stylish dela entrou em contato para pedir um sob medida, a gente descobriu que ela já conhecia a marca, que ela curtia a marca”.
Sobre estar fazendo mais modelos sob medidas para celebridades, Patrícia explicou que a PatBO faz muitas roupas, mas por ser algo sigiloso e por assinarem contratos, não podem divulgar.
“Mas eu posso te dizer que sim, estou fazendo um sob medida, nesse momento, para uma superstar e eu só vou poder contar o dia que ela usar”, finalizou Bonaldi.
Fonte e fotos: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2024/02/09/estilista-mineira-que-veste-beyonce-sera-unica-brasileira-a-mostrar-colecao-no-calendario-oficial-da-new-york-fashion-week-2024.ghtml