Patrocínio Urgente

Empregos

Presidente da Coreia do Sul cede ao Parlamento e suspende lei marcial

Presidente da Coreia do Sul cede ao Parlamento e suspende lei marcial

Presidente da Coreia do Sul cede ao Parlamento e suspende lei marcial

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decidiu nesta terça-feira (3), suspender a lei marcial que havia decretado horas antes. A medida foi revogada após uma votação emergencial no Parlamento, que declarou a iniciativa inválida. Em nota oficial, o presidente informou que realizará uma reunião de gabinete para tratar do tema.

A imposição da lei marcial surpreendeu a população e gerou fortes reações contrárias, inclusive no meio político. O decreto militar restringia direitos civis, controlava a mídia e suspendeu atividades da Assembleia Nacional. Forças policiais foram mobilizadas para cercar o Parlamento, mas deputados conseguiram acessar o local e realizar a votação.

A justificativa apresentada por Yoon para a decretação da lei foi a necessidade de conter influências de aliados da Coreia do Norte dentro do país. A oposição, liderada por Lee Jae-Myung, acusou o presidente de usar o conflito com o regime vizinho como pretexto para concentrar poderes e enfraquecer o Legislativo.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/presidente-sul-coreano-cede-ao-parlamento-e-suspende-lei-marcial,156bf377f54e25d55868f148aa582db75k0oykxk.html?utm_source=clipboard

COMPARTILHE 

MAIS NOTÍCIAS

Patrocinadores